PORTUGUÊS ENGLISH
home introduction artistic and academic research cultural and artistic activities press contact
Productions associated to Masters and PhD research
BACK
WORKSHOP REALIZADO DURANTE A PESQUISA DE DOUTORADO (FAPESP - 14/04101-9), CUJA TESE FOI INTITULADA: “ASSISTIR E SER ASSISTIDA: VIAS E LIMITES DE UMA ESTÉTICA EXISTENCIAL, TATEANDO A OBRA DE SØREN KIERKEGAARD” [USP, 2018]

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-12072018-165814/pt-br.php

Workshop a convite do Entretantas Conexão em Dança [http://entreconexao.blogspot.com.br/], contando ainda com participantes do grupo Boca Bendita, e alunas de graduação no curso de dança da Faculdade de Artes do Paraná/FAP (Curitiba/PR, 23/10/2016).

Partilha de leitura do Stemning (em dinamarquêsafinação, atmosfera), capítulo de abertura da obra Temor e Tremor, lírica dialética, de Søren Kierkegaard. É por via do Stemning que a obra é apresentada, tomando o episódio bíblico do “sacrifício de Abraão” (Gênesis 22) como “cena de formação” de um movimento estético-existencial, em que o texto “encena” respostas narrativas, nascidas da urgência de seu narrador por viver um testemunho que, entretanto, jamais poderá ser retomado tal qual originalmente narrado em seu contexto bíblico.

Formato do workshopconstituiu-se como uma “partilha da partilha”, isto é, uma etapa da pesquisa de doutorado, em que as proposições estéticas lançadas a quatro atores [Caio Paduan, Eduardo Leite, Giulian Batista e Otacílio Alacran], uma cineasta [Thaís de Almeida Prado] e um professor de filosofia [Vinícius de Castro Soares] foram compartilhadas com um novo público, integrado por pessoas que tanto já tinham uma vivência prévia com o material textual utilizado como por outras que desconheciam o texto. Durante o encontro, realizamos leitura sensível do Stemning da obra, seguida da exibição do “processo de produção” [making of] intitulado “Sobre o Assistir, filme-testemunho em minisséries” (DVD, 70 min, SP/2015). O making of exprime o meu testemunho como pesquisadora, bem como da cineasta participante, sobre o modo como assistimos à leitura dos artistas que foram convidados a responderem esteticamente a questões propostas sobre o primeiro capítulo da obra Temor e Tremor.

Breve nota sobre a estrutura da obra pesquisada:

Temor e Tremor, lírica dialética, publicada em 1843, em Copenhague, assinada pelo autor pseudônimo Johannes de silentio, estrutura-se em: Prólogo/Prefácio, seguida do Stemning e de um Elogio a Abraão; na sequência, apresenta uma Problemata, com a abordagem de três perguntas filosóficas centrais: “Haverá uma suspensão teleológica do ético?”; “Haverá um dever absoluto para com Deus?”; “Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Eliezer e Isaac?”; a obra é concluída com um Epílogo.

Referência bibliográfica principal:

Kierkegaard, Søren. Temor e Tremor. Tradução, Introdução e Notas de Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 2009.

 AGRADECIMENTO IMENSO ÀS PARTICIPANTES

Muito obrigada ao ENTRETANTAS CONEXÃO EM DANÇA: Gladis Tridapalli, Ludmila Veloso, Mábile Borsatto, e demais participantes do grupo que apoiam a pesquisa; ao BOCA BENDITA: Edelise Scharam, Fátima Ortiz, Joanita Ramos, Lidia Hayashi, e a presença ‘fílmica’ de Thais de Almeida Prado; e às participantes: Ariadne M. B. Lipinski, Cinthia Kunifas, Fernanda Dantas, Gabriela Guimarães de Nardon, Iris Mackoviak, Luísa Ruaro Bortoli, Mariah Sumikawa Spagnolo.

FOTOS: Andreia Porto [andreiaporto@gmail.com]
VOZ EM OFF NO VÍDEO DE ABERTURA: gentilmente gravada por Eva Eiler Nielsen [canção de ninar dinamarquesa chamada “Den Lille Ole”]

“Experiment on Consent”, “enacted” and “un-enacted” versions

“Experiment on Consent”, in its “enacted” and “un-enacted” versions of the Learning Play of Baden-Baden on Consent, by Bertolt Brecht, were present, respectively, at SESC Pinheiros (SP) and Teatro da Paidéia (SP), in 2006, as well as during the “Mostra Experimentos” at TUSP and SESC 24 in Maio (SP), in 2007

“Experiment On Consent”, ‘enacted’ version

Enacted experiment of the “Learning Play of Baden-Baden Lesson on Consent”, by Bertolt Brecht

Click to watch the video

Aesthetic Propositions: Dedé Pacheco, Juliana Jardim and Maria Tendlau
Cast: Juliana Jardim, Magali Biff and Maria Tendlau
Lighting, set design and direction: Dedé Pacheco
Photo: Cia. Paidéia de Teatro
Video: Djalma Scartezini

“Experiment on Consent”, ‘un-enacted’ version

Un-enacted experiment of “Learning Play of Baden-Baden Lesson on Consent”, by Bertolt Brecht

Click to watch the short version (with English subtitles)
Click to watch the full version

Aesthetic propositions: Dedé Pacheco, Juliana Jardim and Maria Tendlau
Participating artists: Dedé Pacheco, Juliana Jardim, Magali Biff, Maria Tendlau, Michelle Agnes, Mônica Sucupira, Thais de Almeida Prado and Tika Tiritilli. Participation of camerawoman Mariana Sucupira in the public experiment on July 24, 2007
Photo: Tika Tiritilli
Theatrical Installations and directing: Dedé Pacheco

The term ‘un-enacted’ (desencenado, in Portuguese) was conceived by the author of the research in order to assign a specific sense of disassembly/dismantling to the scenic experience. Below find a comparative table on the concept, which can be known in more detail in the thesis dealing with these experiments, whose link is:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07052009-144853/pt-br.php#referencias

About the “Keuner Experiment”

Stories of Mr. Keuner, by Bertolt Brecht, musicalized by Marcos Ferreira, with direction of Dedé Pacheco, with actresses Maria Tendlau and Magali Biff, and special participation of Otávio Martins (SESC Pinheiros and FNAC Pinheiros – 2006)

On stage: Magali Biff, Maria Tendlau and Otávio Martins
Music: Marcos Ferreira
Photography: Cia. Paidéia de Teatro
Set design, lighting and direction: Dedé Pacheco

Papers, essays and other writings

The secrets behind the wall – Hearing and reshaping the riddle – Deise Abreu Pacheco – Download

Click on the pictures to see the credits