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Produções associadas à pesquisa de mestrado e doutorado
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WORKSHOP REALIZADO DURANTE A PESQUISA DE DOUTORADO (FAPESP - 14/04101-9), CUJA TESE FOI INTITULADA: “ASSISTIR E SER ASSISTIDA: VIAS E LIMITES DE UMA ESTÉTICA EXISTENCIAL, TATEANDO A OBRA DE SØREN KIERKEGAARD” [USP, 2018]

 

Workshop a convite do Entretantas Conexão em Dança [http://entreconexao.blogspot.com.br/], contando ainda com participantes do grupo Boca Bendita, e alunas de graduação no curso de dança da Faculdade de Artes do Paraná/FAP (Curitiba/PR, 23/10/2016).

Partilha de leitura do Stemning (em dinamarquêsafinação, atmosfera), capítulo de abertura da obra Temor e Tremor, lírica dialética, de Søren Kierkegaard. É por via do Stemning que a obra é apresentada, tomando o episódio bíblico do “sacrifício de Abraão” (Gênesis 22) como “cena de formação” de um movimento estético-existencial, em que o texto “encena” respostas narrativas, nascidas da urgência de seu narrador por viver um testemunho que, entretanto, jamais poderá ser retomado tal qual originalmente narrado em seu contexto bíblico.

Formato do workshopconstituiu-se como uma “partilha da partilha”, isto é, uma etapa da pesquisa de doutorado, em que as proposições estéticas lançadas a quatro atores [Caio Paduan, Eduardo Leite, Giulian Batista e Otacílio Alacran], uma cineasta [Thaís de Almeida Prado] e um professor de filosofia [Vinícius de Castro Soares] foram compartilhadas com um novo público, integrado por pessoas que tanto já tinham uma vivência prévia com o material textual utilizado como por outras que desconheciam o texto. Durante o encontro, realizamos leitura sensível do Stemning da obra, seguida da exibição do “processo de produção” [making of] intitulado “Sobre o Assistir, filme-testemunho em minisséries” (DVD, 70 min, SP/2015). O making of exprime o meu testemunho como pesquisadora, bem como da cineasta participante, sobre o modo como assistimos à leitura dos artistas que foram convidados a responderem esteticamente a questões propostas sobre o primeiro capítulo da obra Temor e Tremor.

Breve nota sobre a estrutura da obra pesquisada:

Temor e Tremor, lírica dialética, publicada em 1843, em Copenhague, assinada pelo autor pseudônimo Johannes de silentio, estrutura-se em: Prólogo/Prefácio, seguida do Stemning e de um Elogio a Abraão; na sequência, apresenta uma Problemata, com a abordagem de três perguntas filosóficas centrais: “Haverá uma suspensão teleológica do ético?”; “Haverá um dever absoluto para com Deus?”; “Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Eliezer e Isaac?”; a obra é concluída com um Epílogo.

Referência bibliográfica principal:

Kierkegaard, Søren. Temor e Tremor. Tradução, Introdução e Notas de Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 2009.

 AGRADECIMENTO IMENSO ÀS PARTICIPANTES

Muito obrigada ao ENTRETANTAS CONEXÃO EM DANÇA: Gladis Tridapalli, Ludmila Veloso, Mábile Borsatto, e demais participantes do grupo que apoiam a pesquisa; ao BOCA BENDITA: Edelise Scharam, Fátima Ortiz, Joanita Ramos, Lidia Hayashi, e a presença ‘fílmica’ de Thais de Almeida Prado; e às participantes: Ariadne M. B. Lipinski, Cinthia Kunifas, Fernanda Dantas, Gabriela Guimarães de Nardon, Iris Mackoviak, Luísa Ruaro Bortoli, Mariah Sumikawa Spagnolo.

FOTOS: Andreia Porto [andreiaporto@gmail.com]
VOZ EM OFF NO VÍDEO DE ABERTURA: gentilmente gravada por Eva Eiler Nielsen [canção de ninar dinamarquesa chamada “Den Lille Ole”]

Sobre o “Experimento do Acordo”, versões ‘encenada’ e ‘desencenada’

O “Experimento do Acordo”, em suas versões ‘encenada’ e ‘desencenada’ da Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo, de Bertolt Brecht, foi apresentado respectivamente no SESC Pinheiros (SP) e Teatro da Paidéia (SP), em 2006, e na “Mostra Experimentos” do Teatro da USP – TUSP e SESC 24 de Maio (SP), em 2007

“Experimento do Acordo”, versão ‘encenada’

Experimento encenado da “Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht

Clique para assistir

Proposições Cênicas: Dedé Pacheco, Juliana Jardim e Maria Tendlau
Com: Juliana Jardim, Magali Biff e Maria Tendlau
Iluminação, cenografia e direção: Dedé Pacheco
Fotografia: Cia. Paidéia de Teatro
Vídeo: Djalma Scartezini

“Experimento do Acordo”, versão ‘desencenada’

Experimento ‘desencenado’ da “Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht

Clique para assistir versão resumida (legendado em inglês)
Clique para assistir versão completa

Proposições estéticas: Dedé Pacheco, Juliana Jardim e Maria Tendlau
Artistas participantes: Dedé Pacheco, Juliana Jardim, Magali Biff, Maria Tendlau, Michelle Agnes, Mônica Sucupira, Thais de Almeida Prado e Tika Tiritilli. Participação da cinegrafista Mariana Sucupira no experimento público do dia 24 de julho de 2007
Fotografia: Tika Tiritilli
Instalações cênicas e direção: Dedé Pacheco

O conceito de ‘desencenado’ foi elaborado pela autora da pesquisa para atribuir à experiência cênica um sentido específico de desmontagem. A seguir, quadro comparativo acerca do conceito que poderá ser conhecido mais detalhadamente na dissertação que versa sobre esses experimentos, cujo link de acesso é:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07052009-144853/pt-br.php#referencias

Sobre o “Experimento Keuner”

Histórias do Sr. Keuner, de Bertolt Brecht, musicadas por Marcos Ferreira, com direção de Dedé Pacheco, com as atrizes Maria Tendlau e Magali Biff, e participação especial de Otávio Martins (SESC Pinheiros e FNAC Pinheiros – 2006)

Em cena: Magali Biff, Maria Tendlau e Otávio Martins
Música: Marcos Ferreira
Fotografia: Cia. Paidéia de Teatro
Cenografia, iluminação e direção: Dedé Pacheco

Artigos, ensaios e outras escrituras

The secrets behind the wall – Hearing and reshaping the riddle – Deise Abreu Pacheco – Download

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