PORTUGUÊS ENGLISH
home apresentação pesquisa artística e acadêmica ação cultural e artística imprensa contato
BLOG

Título do workshop: ‘Cena de Formação’: a narração de um testemunho impossível

DCIM100GOPROGOPR0873.

PESQUISA DE DOUTORADO APOIADA PELA ‘FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FAPESP’, intitulada: Assistir e ser assistida: estética existencial em Temor e Tremor, de Søren Kierkegaard’ [Teatro Educação/ ECA/USP, orientada por Flávio Desgranges]

Sobre a proposta do workshop para a cidade de Curitiba/PR, no dia 23 de outubro de 2016, a convite do Entretantas Conexão em Dança [http://entreconexao.blogspot.com.br/], contando ainda com participantes do Boca Bendita, e demais convidadas:

Partilha de leitura do ‘stemning’ (em dinamarquês: estado de espírito, disposição, ânimo, tonalidade afetiva, afinação, atmosfera) da obra Temor e Tremor, lírica dialética de Søren Kierkegaard. É por via do stemning que a obra é apresentada, tomando o episódio bíblico do ‘sacrifício de Abraão’ (Gênesis 22) como ‘cena de formação’ de um movimento estético-existencial, em que o texto ‘encena’ respostas narrativas, nascidas da urgência de seu narrador por viver um testemunho que, entretanto, jamais poderá ser retomado tal qual originalmente narrado em seu contexto bíblico.

Formato do workshop: constitui-se como uma ‘partilha da partilha’, isto é, uma etapa de minha pesquisa de doutorado, em que as proposições estéticas lançadas a quatro atores [Caio Paduan, Eduardo Leite, Giulian Batista e Otacílio Alacran], uma cineasta [Thais de Almeida Prado] e um filósofo [Vinícius de Castro Soares] são compartilhadas, em um novo formato, com um público misto, constituído por pessoas que tanto já têm uma vivência prévia com o material textual como pessoas que desconhecem o texto. Durante o encontro, realizamos leitura sensível do stemning da obra, seguida da exibição do ‘processo de produção’ [making of] intitulado ‘Sobre o Assistir, filme-testemunho em minisséries’. O making of exprime o meu testemunho como pesquisadora, bem como da cineasta participante [Thais de Almeida Prado], acerca do modo como assistimos à leitura dos artistas convidados para ‘responderem’ esteticamente a questões propostas acerca do stemning, na forma do ‘Livro de Cultivo’, método-objeto que concebi para abordar a relação entre o assistir e o ser assistida.

Breve nota sobre a estrutura da obra em pesquisa:

Temor e Tremor, lírica dialética, publicada em 1843, em Copenhague, assinada pelo pseudônimo Johannes de silentio, estrutura-se em: Prólogo/Prefácio, seguida do Stemning e de um ‘Elogio a Abraão’; na sequência, apresenta a Problemata, em que se aborda o relato a partir de uma introdução, intitulada de ‘Expectoração Preliminar’, seguida de três perguntas centrais: ‘Haverá uma suspensão teleológica do ético?’; ‘Haverá um dever absoluto para com Deus?’; ‘Terá sido eticamente defensável da parte de Abraão ter mantido silêncio sobre o seu propósito perante Sara, Eliezer e Isaac?’; a escritura é concluída por um Epílogo.

Referência bibliográfica principal:

Kierkegaard, Søren. Temor e Tremor. Tradução, Introdução e Notas de Elisabete M. de Souza. Lisboa: Relógio d´Água Editores, 2009.

 

AGRADECIMENTO IMENSO ÀS PARTICIPANTES

editada-1

QUE ME OFERECERAM SEU OLHAR E ACEITARAM O MEU!

eu-em-foco

Muito obrigada ao ‘ENTRETANTAS CONEXÃO EM DANÇA’: Gladis Tridapalli, Ludmila Veloso, Mábile Borsatto, e demais participantes do grupo que apoiam a pesquisa; ao ‘BOCA BENDITA’: Edelise Scharam, Fátima Ortiz, Joanita Ramos, Lidia Hayashi, e a presença ‘fílmica’ de Thais de Almeida Prado; e às participantes: Ariadne M. B. Lipinski, Cinthia Kunifas, Fernanda Dantas, Gabriela Guimarães de Nardon, Iris Mackoviak, Luísa Ruaro Bortoli, Mariah Sumikawa Spagnolo.

 

FOTOS: Andreia Porto [andreiaporto@gmail.com]

VOZ EM OFF NO VÍDEO DE ABERTURA: gentilmente gravada por Eva Eiler Nielsen [canção de ninar dinamarquesa chamada ‘Den Lille Ole’]

 

DCIM100GOPROGOPR0876.

 

dsc05758

dsc05648

tb-editada

editada

dsc05765

aprimorada

outra-editada

dsc05748

dsc05727

outra-edicao

edicao-4

editada-tb

dsc05711

dsc05769

 

Coordenação da curadoria e participação na curadoria da I Bienal Internacional de Teatro da USP [2013].

Coordenação da curadoria e participação na curadoria da I Bienal Internacional de Teatro da USP – REALIDADE INCENDIÁRIAS [2013]. Coletiva para a imprensa no lançamento do evento, no TUSP, da esquerda para a direita, Maria Tendlau, Ferdinando Martins, Celso Frateschi, Deise Abreu Pacheco e René Piazentin.

Site da I Bienal Internacional de Teatro da USP

(mais…)

Fui contemplada pelo programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE, da FAPESP. Durante o estágio, de agosto a dezembro de 2015, cursei três disciplinas e participei de atividades acadêmicas no Søren Kierkegaard Research Centre – SKC [Centro de Investigação Søren Kierkegaard], e, na Faculdade de Teologia da Universidade de Copenhague (KU), a fim de aprofundar minha pesquisa na obra de Søren Kierkegaard e, ao mesmo tempo, tornar possível o intercâmbio acadêmico com professores e outros pesquisadores internacionais. Além disso, o documentário ‘Sobre o Assistir, filme-testemunho em minisséries’ (Juréia – SP / Brasil / Março 2015/ DVD – 70 min), que é o registro fílmico em ‘processo de produção’ [making of] da pesquisa de campo de meu projeto de doutorado em curso, filmado por Thais de Almeida Prado, foi publicamente exibido no dia 16 de Dezembro de 2015, em uma sala de projeção da Faculdade de Teologia, da Universidade de Copenhague, contando com a participação de professores e pesquisadores da obra de Kierkegaard. A exibição foi seguida de um debate com os pesquisadores e público convidado.

Foi um tempo de adensamento de meu encontro tanto com a obra de Kierkegaard, quanto com a cidade de Copenhague, sua gente e sua cultura. Foi adorável! Muita gratidão!bike-na-neve-com-sol20151122_16021820151123_09104720151128_102429deise-na-parada-copenhagentitulo-parada20151206_15172220151206_151632

20150811_181753

20150822_14315120150823_16191120150817_18121820150817_181142soren-placa