iluminar o pequeno e o simples
com graça
seja na dor ou na alegria
de mãos dadas
Dedico-me a aliar a investigação de processos criativos a estudos literários e filosóficos, desenvolvendo abordagens artísticas diversificadas com enfoque no campo sensível e imaginativo da experiência estética.
No campo acadêmico, sou autora do livro Assistir e ser Assistida: vias e limites de uma estética existencial. Um percurso por escritos de Søren Kierkegaard (Hucitec, 2021). Maiores informações pela página: https://lojahucitec.com.br/?s=Deise+Abreu+Pacheco
No campo ficcional, acabo de lançar meu primeiro romance Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90) (Editacuja, 2023). Maiores informações pela página: https://editacuja.com.br/produto/comecando-albertina-nossa-vida-no-armario-nos-anos-90-de-deise-abreu-pacheco/
E também sou autora das tirinhas A vida de Deise, em parceria com a poeta, tradutora e professora do Departamento de Letras da UNIFESP, Ana Cláudia Romano Ribeiro, publicadas semanalmente no Instagram (@pachecodeiseabreu) e no Facebook (DeiseAbreuPachecoDedé), exploram experiências prosaicas, lúdicas e fantásticas na vida do casal lésbico e de meia-idade formado pelas personagens autoficcionais Deise & Ana, com publicação do primeiro tomo impresso pela Editora Hucitec (2022), disponível pelo link: https://lojahucitec.com.br/produto/a-vida-deise-deise-abreu-pacheco-ana-claudia-romano-ribeiro/
Novos cursos e oficinas em 2023:
Da personagem transgressora, em diálogo com a obra Carol, da aclamada autora estadunidense Patricia Highsmith.
Do esquecimento e da espera, em diálogo com a obra A alma perdida, das autoras polonesas Olga Tokarczuk (Prêmio Nobel de Literatura 2018) e Joanna Concejo (Prêmio Bologna Ragazzi 2018).
Outros cursos realizados recentemente:
“Por novos laços: humor e empatia em narrativas LGBTQIAP+”, curso criado e ministrado por Deise Abreu Pacheco, abordando as obras Carol, de Patricia Highsmith; O Essencial de Perigosas Sapatas, de Alison Bechdel; Arlindo, de Luiza de Souza (Ilustralu); A vida de Deise, de Ana Cláudia Romano Ribeiro e Deise Abreu Pacheco (SESC 24 de Maio/SP, junho, 2023).
https://www.sescsp.org.br/programacao/por-novos-lacos-humor-e-empatia-em-narrativas-lgbtqiap/
Oficina em diálogo com a obra de Søren Kierkegaard: “Escritas do Incompreensível: procedimentos de criação em escrita e leitura”, em parceria com Marcio Gimenes de Paula (professor de filosofia da UnB e tradutor de Kierkegaard).
Mais informações pelo link:
Dentre minhas publicações acadêmicas, encontram-se os artigos:
O cultivo da arte dramática: A partir da filosofia existencial kierkegaardiana (em parceria com o pesquisador Lucas Piccinin Lazzaretti)
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20817
Cena Prístina: campo existencial da investigação estética
http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/288
Perspectivas estético-existenciais do jogo teatral: o espelhamento spoliniano e o inferno sartreano
https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/56629
A cena em reserva: prática da escrita, da leitura e do dizer, em uma abordagem kierkegaardiana
https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4413
Entre o texto e a cena: procedimentos de montagem sobre a Peça de Baden Baden sobre o Acordo, de Bertolt Brecht
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/400
Sou doutora em Artes Cênicas, com área de concentração em Pedagogia do Teatro (ano de conclusão: 2018), pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP, fui contemplada com bolsa de pesquisa de doutorado [2014-2018], concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP: 2014/04101-9). Minha investigação na tese situa-se no âmbito existencial da prática estética, a partir da interpelação de aspectos da produção poético-filosófica do autor dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855).
Realizei estágio de pesquisa em filosofia no Søren Kierkegaard Forskningscenteret – SKC [Søren Kierkegaard Research Centre], na Dinamarca, na Universidade de Copenhague, de agosto a dezembro de 2015, com Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE (Processo FAPESP: 2015/ 00330-6).
Graduada no curso de bacharelado em Direção Teatral (ano de conclusão: 1993) e mestre em Artes (ano de conclusão: 2008), pela ECA/USP, minha dissertação de mestrado com título Experimento do Acordo: escritura sobre o aprendizado na tempestade descreve procedimentos estéticos e pedagógicos, desenvolvidos por meio de experimentos cênicos, com a tipologia dramatúrgica da “peça didática” [Lehrstück], do autor alemão Bertolt Brecht (1898-1956).
Ao longo de trinta anos de carreira, minha atuação artística e acadêmica caracteriza-se, sobretudo, por uma sondagem ampla do campo da cena, de seus processos de criação e de seus possíveis desdobramentos enquanto práticas de escrita e de leitura. No terreno incerto da experiência, sempre desafiada e assistida pela partilha com outras(os) artistas, alunas(os) e interessadas(os) – amadas parceiras(os) de brinquedo, encruzilhadas e correntezas, busco elaborar conexões conceituais e artísticas que descubram, no diálogo entre texto literário e modalidades lúdicas, perspectivas existenciais do fazer poético.
Áreas de atuação e interesse: práticas de escrita e de leitura, escritas LGBTQIA+, processos de criação, artes cênicas, filosofia (filosofia da existência, existencialismos), estética existencial, pedagogia do espectador, mediação artística e teatral, ação cultural.